Somos o Grupo Santo Antonio, composto por duas usinas sucroalcooleiras. Usina Santo Antonio produz açúcar VHP, açúcar cristal e etanol. A Usina Camaragibe produz apenas açúcar VHP. A terceira empresa, Jitituba, coogera energia elétrica. Nossa qualidade, eficiência, segurança e responsabilidade socioambiental, nos tornam uma referência para os mercados nacional e internacional.
Nossas unidades estão localizadas nos municípios de São Luís do Quitunde e Matriz do Camaragibe, ambos em Alagoas, e distantes do porto de Maceió aproximadamente 60 kms .
A partir da cana-de-açúcar, produzimos Açúcar Cristal, VHP, Demerara e Etanol Anidro, Hidratado e Extra Neutro, além dos subprodutos melaço e bagaço.
Nossa história teve início em 1957, quando Ernesto Gomes Maranhão, então produtor de cana do Estado de Pernambuco, migrou para o Estado de Alagoas após a compra da Usina, que na época moía cerca de 40.000 toneladas anuais.
Em 1970 ocorreu a morte do fundador da Usina, Ernesto Gomes Maranhão. Seus filhos e sucessores, José Carlos, Luiz Carlos, Luiz Ernesto, Severino Carlos e Maria das Graças deram continuidade a esse seu grande empreendimento. Ao longo dos anos foram ampliando e modernizando o parque industrial da Usina, aumentando sua capacidade de moagem. Adquiriram a Central Açucareira Santo Antonio S/A Filial Camaragibe (Usina Camaragibe) no final de 1980 e, posteriormente, fundaram a Central Energética Jitituba.
Na administração do Grupo Santo Antonio, como é chamado o aglomerado de empresas, participam atualmente, não só a terceira geração, como uma equipe de executivos contratados.
Em mais de 65 anos de atividades, o esforço para modernizar os sistemas de produção e controle tem sido uma constante. O aperfeiçoamento do capital humano, mediante cursos, treinamentos e adoção de práticas modernas de trabalho, tem sido uma norma adotada pela empresa. Renovação de equipamentos, com particular ênfase à automatização, e uso de sistemas informatizados de gestão, são prioridade absoluta.
Além de produzir açúcar para exportação e para o mercado interno, bem como álcool combustível e para uso industrial, a Usina Santo Antonio se destaca pela peculiaridade de ser a única usina alagoana a produzir álcool extra neutro, próprio para fabricação de bebidas e cosméticos. Sua produção alcooleira é destinada não somente ao mercado interno como também à exportação.
A partir de 2002 a empresa controlada Central Energética Jitituba iniciou a cogeração de energia elétrica, o que permite à empresa incluir a produção e venda de energia à sua cadeia de produtos.
O cuidado com a preservação ambiental vem ganhando crescente prioridade. A destinação da vinhaça como fertilizante, o tratamento das águas de lavagem de cana e a proteção à flora e à fauna silvestres têm recebido cuidados especiais, sendo todos os procedimentos executados de acordo com as diretrizes ambientais.
Apoiada por condições favoráveis de produção e por constante melhoria de todos os recursos envolvidos em seu sistema produtivo, a Central Açucareira Santo Antonio olha o futuro com confiança, sentindo-se apta a bem desempenhar o seu papel no Brasil agroindustrial canavieiro.
Compra, pela família Maranhão, da Usina Santo Antonio.
Expansão dos canaviais com a introdução de mais modernas técnicas agrícolas.
Demolição da Usina anterior e construção no mesmo local de moderna unidade.
Montagem de um conjunto de destilação de Etanol com capacidade para a produção de 90.000 L/dia.
Aquisição da Cia. Agroindustrial Vale do Camaragibe (Usina Camaragibe).
Ampliação da capacidade da destilaria para 180.000 L/dia
Aquisição de dois turbos-geradores pela Camaragibe, de 1.500KVA e 500KVA
Substituição de 4 caldeiras na Santo Antonio e modernização da Camaragibe
Incorporação da Camaragibe, tornando-se filial.
Modernização das caldeiras da Camaragibe e moendas da Santo Antonio
Obtenção da certificação NBR ISO 9001:2000
Inicio da operação da Jitituba
Obtenção da certificação FSSC 22000:2006
Obtenção dos Certificados CBIO
Início da implementação da política ESG