Com o apoio do IPMA, o Grupo Santo Antonio mantém duas RPPNs ( Reserva do Patrimônio Natural): Reserva Serra d`Água e Reserva Garabú.
As RPPNs são unidades de conservação, instituídas em propriedades de domínio privado de seus proprietários, mediante ato de reconhecimento do poder público, por serem consideradas de relevante importância para a manutenção da biodiversidade. As RPPN possuem como principio legal de manejo, a proteção integral e o uso indireto dos recursos naturais, manifestados única e exclusivamente por vontade dos proprietários.
As RPPN’s são consideradas hoje, como importantes ferramentas na formação de corredores ecológicos, com o objetivo de diminuir o espaço existente entre os fragmentos florestais, permitindo que os animais circulem, evitando o isolamento das espécies animais e vegetais.
Podem ser reconhecidas como RPPNs, áreas de significativa importância para a proteção da diversidade biológica, com condições que justifiquem ações de recuperação ambiental, capazes de promover a conservação de ecossistemas ameaçados. “As RPPN´s podem ser criadas em qualquer ecossistema, não existindo limite de tamanho, podendo serem reconhecidas em sua totalidade ou apenas em parte”. Dessa maneira, criando uma RPPN você estará ajudando a Preservar o Bioma Mata Atlântica e deixará para as futuras gerações uma amostra do Patrimônio Natural do País.
(fonte: CNRPPN)